Categorias: Notícias

Saiba como será a reabertura dos shoppings e comércio de São Paulo

Durante coletiva nesta quinta-feira (28/05), o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, anunciou como será a reabertura dos shoppings e comércio de São Paulo. Além de dar detalhes sobre a flexibilização da quarentena, que tem início na segunda-feira, 01/06.

Leia a matéria com todos os detalhes sobre a coletiva de imprensa de 27/05 (quarta-feira):

Quarentena em São Paulo é prorrogada por mais 15 dias a partir de 1º de junho

Quais são as atividades liberadas?

As atividades liberadas são escritórios, lojas, shoppings, serviços imobiliários e concessionárias.

Reabertura dos shoppings e comércio de São Paulo e também dos outros setores

Será necessário apresentar protocolos de saúde, higiene e testagem. Além de desenvolver regras de fiscalização e proteção de consumidores e funcionários.

É importante ressaltar que todos os planos de trabalho precisam ser validados previamente pela vigilância sanitária. E a autorização para funcionamento só ocorrerá após validação das autoridades de saúde.

Outro ponto de atenção é que se o estabelecimento não tiver o protocolo aprovado pela vigilância estará sujeito a multas caso abram. Porém, Covas não divulgou qual é o prazo para aprovação destes protocolos.

“Já estamos em conversa sobre essa reabertura, mas a apresentação dos planos sanitários ainda não ocorreu”, explicou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde da prefeitura de São Paulo, Edson Aparecido, o prazo para reabertura de shoppings e comércio de rua deve levar cerca de 15 dias.

Escolas e creches

As escolas e creches ainda não fazem parte da fase 2 de reabertura. Covas explicou que irá discutir com as empresas como será feita, principalmente pensando nas mulheres.

E o uso de máscara?

O uso de máscaras é obrigatório. O prefeito comunicou que em junho haverá a distribuição de 3 milhões de unidades do item de proteção para ajudar os paulistanos a cumprirem a medida.

Publicidade

Família no Parque