Tegra – Caminhos da Lapa
Passeios
27/06/2017
Atração da Rede Tauá promove brincadeiras com conteúdo pedagógico

Atração da Rede Tauá promove brincadeiras com conteúdo pedagógico

Inspirada nos melhores parques temáticos do mundo, a Jota City – A Metrópole do Futuro – espaço localizado no Tauá Hotel & Convention Atibaia, no interior de São Paulo, e no Tauá Resort Caeté, na região de Belo Horizonte (MG) – é uma cidade para crianças de 5 a 12 anos, que propõe atividades relacionadas à prática esportiva, economia, tecnologia, criatividade, sustentabilidade, nutrição e, claro, diversão.

As brincadeiras são atreladas ao conteúdo pedagógico de cada turma que recebemos. Ou seja, enquanto uma criança prepara um bolo, um monitor dá dicas de Química para que ele entenda a relação do que já foi ensinado em sala de aula.

A Jota City está aberta tanto para hóspedes do hotel, como para escolas e eventos privados. O projeto educativo e de entretenimento da Rede Tauá, recebeu, só no Tauá Atibaia, mais de 10 mil crianças de diversas escolas públicas e particulares provindas da Capital Paulista, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Bragança Paulista, Jundiaí, São Caetano do Sul, Atibaia, Itatiba e Jaguariúna.

A Jota City funciona como uma extensão da sala de aula e tem um espaço lúdico e interativo, que proporciona o aprendizado de uma maneira diferente. As crianças absorvem o conteúdo com mais facilidade. Vale lembrar que a Jota City do Tauá Atibaia recebeu o aporte de R$ 6 milhões para oferecer 14 espaços com diferentes atividades numa área de 1.000 m². A assinatura do projeto é do arquiteto Augusto Higa.

Com capacidade para receber 500 crianças de uma única vez, um dos diferenciais da Jota City está na formação dos recreadores. Eles são técnicos nas áreas em que atuam, como nutrição, biologia e até astronomia. O objetivo é que eles possam não só ministrar as oficinas em forma de brincadeiras, mas responder as dúvidas das crianças, desde as mais simples até as mais complexas.

A Jota City proporciona experiências inesgotáveis. Um aluno, por exemplo, que está cursando o quinto ano, pode voltar em três anos seguidos para o espaço porque vivenciará momentos diferentes de aprendizagem.

Construtivismo e Sociointeracionismo

De acordo com Lucelaine Zampolin, dois conceitos pedagógicos, que hoje pautam as discussões sobre o caminho da educação no Brasil, foram aplicados na concepção do Jota City. São eles: construtivismo, inspirado na obra do suíço Jean Piaget, e o Sociointeracionismo, do soviético Lev Semenovich Vigotsky. O construtivismo propõe que um sistema educacional de qualidade deve promover o desenvolvimento global do indivíduo em seus aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Ou seja, aprender é muito mais do que ouvir o discurso de um professor em sala de aula. “Os jovens absorvem os conteúdos lecionados de forma diferente. Na Jota City conseguimos explorar essa individualidade para que o aprendizado seja construtivo e prático”, reforça Lucelaine.

O Sociointeracionismo, por sua vez, complementa o conceito acima pois fundamenta que o desenvolvimento humano está alicerçado sobre o plano das interações. “Pesquisas apontam que a compreensão do aluno aumenta com aulas práticas. Além disso, é uma oportunidade para que enxerguem o sentido prático da educação. Quando elas aprendem brincando parece que tudo faz mais sentido”, completa.

Atividades da Jota City

JBank – No JBank, todas as crianças têm direito a ter uma conta para guardar seus Realegres, moeda da cidade. Ao abrir a conta, recebem um cartão de crédito para utilizá-lo à vontade. A senha inicial do cartão será o dia e o mês (DDMM) do nascimento do usuário cadastrado. Como a Jota City apoia ideias que preservam o meio ambiente, criou-se um sistema de troca sustentável, em que é possível trocar materiais recicláveis por Realegres.  O JBank também é equipado com o terminal ATM Kids, onde é possível visualizar extratos bancários para acompanhar os gastos, ver o mapa de atrações da cidade e a programação diária de atividades.

Criatividarte

É um espaço para fazer artes que não podem ser feitas em casa, como pintar e desenhar na parede. Oferece oficinas de artes plásticas, shows de poesia, dança e música. O espaço ainda conta com a máquina de Pintura Maluca, que mistura tintas e produz uma pintura exclusiva para as crianças.

Nutricity

Uma cozinha cenográfica, toda equipada, onde as crianças preparam sanduíches naturais, vitaminas, sobremesas saudáveis e sucos direto da fruta.  Com tudo à mão e sob orientação dos Taualegres, equipe de monitores profissionais da Rede, as crianças fazem seu próprio lanche, utilizando ingredientes frescos colhidos na horta da Jota City.

Lab Kids

Para quem gosta de experimentar e se sentir um verdadeiro cientista. Tem o Gerador de Van der Graaf, em que basta encostar as mãos para arrepiar os cabelos de fio a fio, tem a sala de espelhos, bolha de sabão gigante (a criança fica envolta na bolha), o gira-gira cinemática, que emite animação de desenhos, além de shows de química e experiências de física com monitores treinados.

Nosso Planeta

Espaço onde as crianças recebem instruções de como praticar atitudes sustentáveis e aprendem o quanto elas são importantes para a preservação do meio ambiente. O lixo que virou Realegre no Jota Bank, pode ser reaproveitado, reciclado e exposto. Oficinas de reciclagem e conversas sobre reaproveitamento do lixo, fazem parte da programação deste espaço.

Jota nas Estrelas

O espaço Jota nas Estrelas é equipado com um observatório. Pelo telescópio, as crianças podem ver as estrelas bem de perto e ainda aprender mais sobre o espaço sideral. Também tem a Mesa Hexagonal, feita com a tela sensível ao toque e recheada de jogos espaciais. Nela, as crianças aprendem sobre o sistema solar com Cyber Quiz, quebra-cabeças temático e um Space Hóquei.

Studio Vic

Um espaço com salão de beleza e com as roupas da moda. Tem de tudo um pouco: roupas, bijuterias, fantasias, esmaltes coloridos, miçangas e  maquiagem. O espaço oferece penteados diferentes e roupas descoladas para fotografias, entre outras atividades. Na programação, além do desfile de moda na própria Jota City, são realizadas oficinas de bijuterias, maquiagem e penteados. Outra opção de diversão é a Cabine Foto-interativa, onde as crianças tiram fotos incríveis e compartilham diretamente na Timeline da Jota City.

Mais informações no site: http://www.taua.com.br

Atração da Rede Tauá promove brincadeiras com conteúdo pedagógico
Avalie este post

Leia também

Faça este blog ser ainda melhor, escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter!

Faça sua festa com a Anima Brasil

Tags