Categorias: Notícias

SP anuncia produção de vacina contra coronavírus até junho de 2021

Uma boa notícia! SP anuncia produção de vacina contra coronavírus até junho de 2021. A Coronavac é fruto de uma parceria do Instituto Butantan com a Sinovac Biotech. Em entrevista coletiva nesta quinta (11/06), o governador João Doria enfatizou que este é um dia “histórico para São Paulo e para o Brasil”. “O mundo contabiliza mais de 100 vacinas em desenvolvimento, mas apenas 10 atingiram a fase de testes. E com esta vacina poderemos imunizar milhões de brasileiros”, segundo o governador.

Segundo o governador, a vacina contra a covid-19 está na terceira fase de testes, que é o último estágio antes da distribuição. Os testes clínicos da vacina em 9 mi voluntários no País devem iniciar a partir de julho. “Se comprovada a eficácia, o Instituto Butantan terá o domínio da tecnologia para fornecimento da vacina ao SUS até junho de 2021.

Quarentena em São Paulo é prorrogada por mais 15 dias a partir de 1º de junho

SP anuncia produção de vacina contra coronavírus até junho de 2021

Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, contou que a vacina, feita com vírus inativado, já passou pelas fases 1 e 2 na China. Segundo ele, a vacina é uma das mais avançadas. Contém fragmentos do vírus e tem uma tecnologia dominada pelo Instituto Butantan, que é a mesma da dengue. “Uma vez sendo segura a vacina, será feito o registro na Anvisa. Em um primeiro momento, essa vacina pode vir da China e depois poderá ser produzida em grande escala aqui pelo Butantan”, disse.

Os testes iniciais foram feitos em macacos e os e resultados foram publicados na revista Science. Na fase 1, os testes foram feitos com 144 voluntários na China. Já na fase 2, também na China, são 600 voluntários.

SP anuncia produção de vacina contra coronavírus até junho de 2021: eficácia da vacina

É importante calibrar as expectativas. Segundo Dimas, até a fase 2 a vacina se mostrou efetiva, mas não é certeza de que realmente vai funcionar. “Agora é um desafio de campo. Vamos ver se protege, qual o grau de proteção. É uma grande evolução. Ela é promissora”, afirmou o diretor do Butantan.

Importante compartilhar que para ser eficaz em seres humanos, deve-se alcançar pelo menos 85% de eficácia. De acordo com Doria, os testes deverão ser feitos em 9 mil voluntários brasileiros. Os grupos prioritários para aplicação da vacina são os de maior risco, como idosos e pacientes com comorbidades.

As fases da vacina

Publicidade

Família no Parque