Categorias: Férias, Museu, Passeios

Programação gratuita nas férias do Museu da Imigração, na Zona Leste

Para garantir a diversão durante o mês de julho, o Museu da Imigração preparou atrações para as férias da família inteira.

Entre os dias 5 e 30 de julho, o MI oferece uma programação com oficinas de culinária, atividades educativas e ainda um espaço montado especialmente para a criançada: o Mundo de Brincar. Todas as atrações são gratuitas e abertas para todos os públicos.

Destinado às crianças de até 10 anos, o Mundo de Brincar é um espaço lúdico, onde elas podem se divertir com brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, bonecas, fantoches, quebra-cabeça e piscina de bolinhas.

O local também conta com um ambiente para a leitura e estará organizado em áreas para diferentes faixas etárias. O funcionamento ocorre durante todas as semanas do mês de julho, de quarta a domingo, das 11h às 17h.

Nos dias 1 e 8 de julho, o MI recebe as oficinas de culinária do projeto Expedições e Conexões Urbanas: Comidas de (i)migrantes. O trabalho tem o objetivo de levar ao público receitas e experiências de cozinheiros que chegam de todas as partes do mundo à cidade de São Paulo.

A proposta é criar um acervo de memórias e identidades gastronômicas, valorizando o patrimônio imaterial de diferentes culturas.

No primeiro sábado do mês (1/7), a indiana Chaitali Chatterjee ensina, às 14h, a receita do Luchi, um pão frito típico da cidade de Calcutta. Em seguida, a partir das 16h, o público aprende o modo de preparo de um prato tradicional da região da Savana, com a congolesa Hortense Mbuyi.

Já no dia 8, às 14h, a imigrante síria Muna Darweesh mostra as receitas típicas de seu país e conta histórias e contos de seu povo. Para finalizar as oficinas, Victor López apresenta o lado criativo e artístico das receitas tradicionais do Peru.

O Núcleo Educativo também se preparou para recepcionar o público no mês de férias. Todas as quartas-feiras, às 15h, os visitantes poderão participar do jogo Linha do Tempo (a partir de 8 anos), que irá traçar conexões entre fatos históricos e objetos do acervo do Museu da Imigração.

Aos sábados e domingos, às 11h, acontece também a Visita com o Educativo – 100 anos da Greve Geral de 1917, que irá promover uma reflexão sobre o papel da figura dos migrantes na Greve Geral de 1917.

No dia 9 ainda haverá a contação Historietas de férias (livre) e no dia 22 um mutirão na hora orgânica do MI com o projeto MUSEU A HORTA (livre).

Programação:

Expedições e Conexões Urbanas: Comidas de (i)migrantes

OFICINAS – Livre

1 de julho
Chaitali Chatterjee
Das 14h às 16h
Receita indiana do Luchi

Hortense Mbuyi
Das 16h às 18h
Receita tradicional da República Democrática do Congo

8 de julho
Muna Darweesh
Das 14h às 16h
Receitas árabes típicas da Síria

Victor López
Das 16h às 18h
Receitas tradicionais do Peru

Atividades do Educativo

Contação – Historietas de férias – Livre
9 de julho, das 15h às 15h40

MUSEU A HORTA – Placas para a horta – Livre
22 de julho, das 15h às 17h

Jogo – Linha do tempo – a partir de 8 anos
Quartas-feiras, das 15h às 16h

Visita com o Educativo – 100 anos da Greve Geral de 1917 – Livre
Sábados e domingos, das 11h às 12h

Serviço Passeios Kids:

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo/SP

Programação de férias no Museu da Imigração: De 5 a 30 de julho

Espaço Mundo de Brincar – (até 10 anos): De quarta a domingo, das 11h às 17h

Horário de funcionamento do museu: Terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h

Valor: Gratuito. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br

*Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Programação divulgada pelos organizadores e sujeita a alterações.

Publicidade

Família no Parque