Museu da Imaginação – nós fomos e contamos tudo

Muitos nos perguntavam o que é o Museu da Imaginação, por isso fomos conferir qual é a proposta desse espaço que foi inaugurado há alguns meses.

Ao chegar nos deparamos com um imenso galpão bem decorado por fora e ao entrar fomos recepcionados muito bem pelas monitoras que explicaram um pouco sobre o museu, suas regras e as melhores formas de aproveitar o lugar. Já soubemos ali de antemão que poderíamos tocar em tudo, inclusive nas obras dos artistas.

👉🏼Confira no final desta matéria o vídeo que fizemos lá.

Primeira Sala: Sala das Esferas, uma releitura de Picasso

image1

Com curadoria de Bel Lacaz, a exposição apresenta uma releitura da obra de Pablo Picasso feita por quatro artistas brasileiros.

Ao entrar na sala o monitor contou que ali poderíamos interagir com as peças. As meninas ficaram loucas para mexer em tudo que se movimentava, tocar chocalhos e brincar com bolas gigantes que rolavam pelo espaço.

Nós achamos que seria mais interessante se elas conhecessem o artista, mas mesmo sem entender muito bem elas se divertiram.

IMG_0656

Segundo o museu a experiência tátil e sonora da exposição promove outro tipo de reflexão sobre as obras e uma nova forma de enxergar a arte.

Deficientes visuais podem explorar a exposição com outros sentidos, como o toque e através dos fones de ouvido, que explicavam cada obra.

IMG_3036

Segunda Sala – Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles

Decorada com skates, rampa e uma imensa lousa onde as crianças podiam escrever e deixar algo delas na sala,  a mais nova exposição do museu da Imaginação tem a proposta de inserir a criança e o livre brincar no mundo das artes.

Com curadoria de Bel Lacaz, a exposição traz diversas ilustrações do artista sobre shapes de skates inspiradas em constelações, galáxias, máscaras de Kabukie e referências da cultura afro brasileira.

IMG_0672

A meia rampa de skate vira um escorregador super divertido onde as crianças e seus pais podem brincar livremente.

Terceira Sala – Ora Bolas

A terceira sala abriga um espaço feito por Guto Lacaz anunciando aos visitantes o propósito do museu: ser um espaço lúdico, festivo e provocativo para crianças e adultos!

Vinte bolas sobem e descem sem parar, de um jeito calmo e poético, unindo Arte e Ciência em um único espetáculo!

image1

No cantinho da sala reparamos que havia uma cortina, feita de fios pretos e grossos e a monitora nos contou sobre um menino de imaginação muito fértil e que a cortina, na verdade, era o cabelo dele. Atrás dela havia a imaginação do garoto, um mundo que ele criou em sua cabeça.

Foi então que atravessamos e adentramos numa sala linda, repleta de atividades, cores, sons e cada uma correu para um lado.

O local abriga diversas atividades como:

Desafio XI: O objetivo desta estação é encaixar a bola de madeira no topo de um painel, sem que ela escorregue no meio do caminho nas muitas armadilhas.

IMG_0714

Quem será?: Olhando dentro dos cones os visitantes descobrem diversos olhares de animais diferentes.

image1

Bolas Malucas: As crianças podem interagir com bolas gigantes penduradas no teto e circular pelas redes flexíveis presas nas paredes, que funcionam como pisos flexíveis. Enquanto exploram, se divertem, socializam com outras crianças e criam movimentos corporais inéditos, impossíveis de serem reproduzidos em solo fixo.

image1

Casa da Árvore: Uma casa na árvore com uma rede para escalar, e um escorregador para descer. Lá do alto dá para ver todo o espaço das Estações Lúdicas e pensar em qual delas ir depois de descer da casinha.

image1

Ponte Maluca!: Este é um jogo colaborativo onde todos terão que ajudar os personagens a atravessar uma ponte cheia de perigos. Todos terão que trabalhar juntos para que o jogo seja um sucesso. O cenário é formado por uma ponte, dividida em seis partes iguais, sobre um lago. Cada bicicleta é responsável por controlar a altura de uma parte da ponte e você faz isso pedalando. O objetivo é levar o personagem da esquerda para a direita em segurança. Há dois personagens: Rebeca e Cauê, que se alternam nas cinco fases do jogo.  Está disponível em audiodescrição em uma das bicicletas e acessibilidade motora em outra.

IMG_0747

Estação da Música: Na estação as crianças têm contato com instrumentos musicais de verdade, como teclado, guitarra e bateria. Todos podem criar e vivenciar uma verdadeira banda de garagem, sem afetar o som ambiente, com o uso dos fones individuais.

image1

Fogueira: Nesta estação, é possível brincar com jogos tradicionais, ouvir histórias ou simplesmente sentar para relaxar.

IMG_8683

Árvore é Vida!: No meio do salão tem o cenário de uma grande árvore de madeira. Dentro dela, um espaço aconchegante que convida os visitantes a deitar e acompanhar a passagem das estações do ano por meio de imagens projetadas no teto.

IMG_0755

O Poder das Águas: Uma gincana divertida e instigante, que mostra às crianças o poder das águas na geração de energia! Pistolas de água são o combustível das pequenas geradoras de energia que, à medida em que rodam, geram energia elétrica e acendem as luzes do brinquedo. Quem conseguir acumular 15 litros de água primeiro e gerar mais energia, ganha e vê um grande painel de luzes todo aceso.

Foi difícil  tirar as meninas dessa sala, elas não sabiam para que lado queriam ir, precisavam mexer e brincar com tudo.

Ponto de vista da Juju e da Lulu: precisa falar que elas querem voltar? Elas se acabaram nesta manhã de domingo.

As primeiras salas foram interessantes, mas a última com certeza elas não vão esquecer tão cedo.

Os monitores são ótimos, explicam tudo direitinho, respeitam o tempo das crianças e entram na brincadeira também.

DICA: É um ótimo passeio para fazer em dias frios ou de chuva, pois o local é inteiro coberto. Vá de tênis e com roupa confortável.

IMG_3072

Serviço Passeios Kids:

Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa/SP

Dias e horários de funcionamento: De terça à domingo, das 10h às 17h (Primeiro turno às 10h e segundo turno às 14h)

A permanência no museu, por período, é de até 3 horas

Valor: R$ 80,00 (meia entrada) e R$ 50,00 (adultos) | Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam

Classificação: Livre

Alimentação: Há uma Casa do Pão de Queijo no local

Estacionamento conveniado: Rua Ricardo Cavatton, 125

Telefone: (11) 2645-7590

 Serviços: acessibilidade total, fraldário, espaço para amamentar, wi-fi, estacionamento de carrinhos de bebê e lanchonete

Museu da Imaginação – nós fomos e contamos tudo

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



VEJA MAIS SOBRE destaque, Experiências, Museu


Experiência: Terra de Brincar, o mais novo espaço de brincar de SP

Fomos conhecer o mais novo espaço de brincar de São Paulo, a Terra de Brincar, localizada no bairro do Brooklin. A casa de brincar leva o brincar livre muito a sério, por isso se você procura um local onde seu filho possa se divertir e fazer novas descobertas vale conhecer. Por lá, você encontra árvores […]

Leia mais

Bate e volta ou dias de descanso no feriado? Na Marina Confiança você escolhe!

O feriado está em cima e você não decidiu ainda o que fazer? Se a grana está curta, mas você não quer ficar em casa com as crianças, a dica é utilizar o Day Use da Marina Estância Confiança, localizada em Bragança Paulista, a cerca de 1h30 de São Paulo, à beira da represa de Jaquary/Jacareí do sistema […]

Leia mais

Parque Burle Marx tem novidades: caixa de areia para as crianças

As famílias de São Paulo têm mais um motivo para visitar o Parque Burle Marx: a recém inaugurada Caixa de Areia, um dos brinquedos que mais agradam a criançada, onde elas dão asas à sua imaginação, criam estórias e podem passar horas brincando sozinhas, junto com outras crianças ou com seus pais. Mas, claro, esse brinquedo necessita […]

Leia mais

Parque Villa-Lobos recebe mega evento neste feriado prolongado

Para quem estiver em São Paulo durante o feriado prolongado –de 18 a 20 de novembro-, o Parque Villa-Lobos terá uma atração inédita com diversão garantida para todas as idades: Família no Parque. Será instalado um verdadeiro complexo de entretenimento formado por quatro áreas: Kids; Experience; Artistic e Food. Um dos grandes destaques da programação, chamada de Circuito Família no Parque, […]

Leia mais

Natal da Casa X Tatuapé terá brincadeiras e show com personagens

O final do ano está chegando e a Casa X Tatuapé já está preparando uma festa de Natal para as crianças e suas famílias. Quem ainda não conhece esse buffet TOP terá a chance de se divertir com muitas brincadeiras e show com personagens da Casa X. Veja AQUI o AO VIVO que fizemos do local mostrando todos […]

Leia mais
1