Tegra – Caminhos da Lapa
Eventos
31/08/2017
Itau Cultural terá espetáculo baseado em Tarsila do Amaral

Itau Cultural terá espetáculo baseado em Tarsila do Amaral

Dedicado às artes visuais, o primeiro fim de semana de setembro, dias 2 e 3, promove a Oficina de Abertura de Letras Decorativas Amazônicas – que revela o ofício de pintar letras nos barcos da região amazônica – e, na sequência, apresenta a história da mestra da pintura Tarsila do Amaral no espetáculo Vila Tarsila, da Cia. Druw.

O projeto Letras que Flutuam – Expedição Marajó, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e exposto na Mostra Rumos, ganha o formato de oficina para crianças. O objetivo é conscientizar as novas gerações da importância de preservar a manifestação da cultura amazônica dos abridores de letra. A atividade, que acontece a partir das 14h, será conduzida por José Augusto, abridor de letras de Ponta de Pedras (PA), Fernanda Martins, coordenadora do projeto, e Sâmia Batista, designer e pesquisadora. Além de apresentar as embarcações mais comuns da região amazônica, a oficina revela o cotidiano dos mestres nesse ofício e propõe que as crianças pintem letras e também criem algumas com seu próprio estilo.

Para comemorar o aniversário de Tarsila do Amaral – pintora, desenhista e uma das figuras mais importantes da primeira fase do modernismo no Brasil –, nascida em 1º de setembro de 1886, a Cia. Druw apresenta, às 16h, o espetáculo de dança-teatro infantojuvenil Vila Tarsila. Dirigido por Miriam Druwe, em parceria com Cristiane Paoli Quito, o enredo transporta o espectador ao mundo antropofágico da pintora e remonta sua trajetória criativa – desde suas primeiras impressões sobre cores e formas até as origens dos elementos, das experiências visuais, das viagens e das brincadeiras que influenciaram diretamente sua criação artística.

Ainda na programação do Fim de Semana em Família estão o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Dedicadas à literatura infantojuvenil, as duas atividades acontecem no piso térreo do instituto. No Cantinho, cerca de 30 obras são oferecidas para leitura no local. Já para participar da Feirinha, basta trazer um livro, um gibi ou um DVD em bom estado e trocar por outro entre os disponíveis.

Oficina de Abertura de Letras Decorativas Amazônicas – com interpretação em Libras

Dias e horários: sábado e domingoàs 14h

Duração aproximada: 90 minutos

Sala Multiúso (piso 2) – 20 lugares

distribuição de ingressos a partir das 14h, por ordem de chegada

 

Espetáculo Vila Tarsila – com interpretação em Libras e audiodescrição

Dias e horários: sábado e domingoàs 16h 

Duração aproximada: 60 minutos

Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

distribuição de ingressos a partir das 14h, por ordem de chegada

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Dias e horários: sábado e domingo, 11h30 às 16h30

piso térreo

 

Serviço Passeios Kids:

Endereço: Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP

Dias e horários: sábado e domingo, 2 e 3 de setembro

Gratuito

Classificação: Livre

Itau Cultural terá espetáculo baseado em Tarsila do Amaral
Avalie este post
Tegra – Caminhos da Lapa

Leia também

Faça este blog ser ainda melhor, escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter!

Faça sua festa com a Anima Brasil

Tags