Categorias: Educativo, Exposição, Férias, Gratuito, Passeios

Passeio gratuito na Paulista: FILE está de volta com o tema ‘Singularidades Interativas’

A programação do FILE 2023 traz 183 participações de artistas de 39 países

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE deste ano chega a Galeria de Arte do Centro Cultural FIESP com uma programação incrível com o tema Singularidades Interativas, que une muita arte e tecnologia. De 5 de julho a 27 de agosto, as crianças e papais poderão se surpreender com atrações que fazem uma referência à hipótese e à ficção científica, com interação mútua entre as inteligências artificiais (IAs) e humanas.

Realizado em parceria com o SESI-SP, desde 2004, o Festival acontece de terça a domingo, das 10h às 20h. E trata-se de um evento em que o público pode interagir. Além de conhecer o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia.

Nós já conferimos essa experiência e garantimos que é incrível! Para saber mais, clique aqui

Destaques do FILE São Paulo 2023

A Exposição Principal do FILE São Paulo 2023 reúne 183 participações de 302 artistas de 39 países. Essa mostra promete encantar e trazer reflexões unindo a inteligência humana com a artificial. Confira alguns dos destaques:

“Expanded Iris” (2022) por Anaisa Franco: Uma instalação interativa que convida os visitantes a explorarem o micro-universo da íris. E encontrarem semelhanças com o Universo das galáxias. Uma experiência fascinante e introspectiva.

“Captured” (2021) por Hanna Haaslahti: Essa instalação cria avatares digitais dos visitantes em um cenário coletivo no mundo virtual. Explorando a captura fotorrealista e tecnologias em 3D. A obra é uma oportunidade de se tornar espectador e atuante ao ver seu duplo digital.

“Empreintes Sonores” (2022) por V.ICTOR e Djip.Co: Uma reflexão sobre os rastros digitais que deixamos na vida contemporânea. Com uma assistente digital ativada por voz, os sons emitidos pelos visitantes são gravados, mixados e transformados em imagem, permitindo uma interação única.

“VastWaste” (2022) por Özge Samanci: Essa instalação em realidade virtual desperta a consciência sobre a exploração espacial. Revelando conexões entre a poluição marítima e a poluição espacial. Uma imersão sensorial nas altas velocidades dos detritos de satélites e seu impacto no ambiente.

“Phase” (2022) por Seph Li: Inspirada na física e no taoísmo chinês. Essa instalação gera animações em 4k a partir do movimento dos visitantes. A oportunidade perfeita de interagir e manipular um sistema visual generativo.

A exposição com também com outras obras incríveis. Como “Unbonded on a Bonded Domain” de Gabriel Massan e “Learning to see” de Memo Akten, que reinterpretam objetos do cotidiano e exploram a percepção visual em tempo real.

FILE LED SHOW

O LED Show é uma atração icônica e tradicional no FILE São Paulo. Durante todo o evento, obras de arte eletrônicas são projetadas no painel de LED instalado na fachada da FIESP. Voltado para a Avenida Paulista.

Neste ano, são expostos os trabalhos de 11 artistas de vários países: Alejandro Casales Navarrete (México), Anabela Costa (França), Christian Merrill (EUA), Gilbert Sinnott (Alemanha), Hernan Roperto (Argentina), Leonardo Uehara (Argentina e Brasil), Lucas Oggioni Cypriano (Brasil), V.A.N.H (Espanha), mammasONica (Itália), Patricio Ballesteros Ledesma (Argentina) e Pedro Henrique Hochscheid Stelmach (Brasil)

Ativação especial

Logo na entrada do Centro Cultural Fiesp, o público se depara com a instalação “Light Falls” (2021), do talentoso artista brasileiro Vigas (Leandro Mendes Vigas). Uma instalação impressionante, com 5 metros de altura. Composta por imponentes tubos que se estendem do topo e simulam o movimento da água ao cair em direção ao chão. Os tubos entrelaçam-se, criando um efeito visual que remete às águas batendo nas pedras.

Além da impactante estrutura, “Light Falls” oferece uma experiência sonora única. Com sons envolventes da Floresta Amazônica, transportando o público para esse ecossistema vibrante. E convidando a todos a refletir sobre sobre a importância da água e a preservação da natureza.

Essen Light Festival - #11 LIGHTFALL

FILE Hypersonica

A edição “Singularidades Interativas” conta com a parceria com o Arquivo de Áudios do CYLAND como parte integrante do programa do FILE Hypersonica 2023, visando ampliar a visibilidade desse acervo  e estimular a criação e divulgação de produções sonoras inovadoras e experimentais.

O CYLAND é uma organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar o surgimento de novas formas de arte e interações de alta tecnologia. Com uma visão inovadora, o CYLAND busca promover conexões entre artistas, curadores, engenheiros e programadores. Criando um ecossistema único de colaboração e experimentação.

FILE no Metrô

As estações Trianon-Masp e Consolação, da Linha 2-Verde do Metrô recebem o FILE METRÔ 2023. Com a obra de realidade aumentada “Traces”, da talentosa artista venezuelana Camila Magrane.  A grande novidade é que você poderá ter acesso às obras em realidade aumentada utilizando apenas seu próprio celular para explorar as criações de Camila Magrane, que ganharão vida diante dos seus olhos, misturando o mundo real com elementos virtuais.
Clique para conferir a prévia 

Workshops

Com a proposta de difundir a tecnologia como linguagem criativa e o processo de desenvolvimento artístico. As oficinas do FILE SP 2023 acontecem no mezanino do Centro Cultural Fiesp – entre os dias 5 e 7 de julho. As atividades são gratuitas.
Clique aqui e participe.

Serviço Passeios Kids: 

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 

Período: de 5 de julho a 27 de agosto de 2023 | Horários: terça a domingo, das 10h às 20h

Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

Mais informações em: centroculturalfiesp.com.br ou www.file.org.br

CONFIRA MAIS DICAS DE PASSEIOS GRATUITOS CLICANDO AQUI.

Publicidade

Família no Parque