Categorias: Férias, Passeios, Teatro

Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping traz peças da Cia Pia Fraus

As férias chegaram e a criançada poderá curtir seis peças especiais com a Cia. Pia Fraus, de 10 a 29 de janeiro, no 2º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping.

Os seis espetáculos serão encenados de terça a domingo, com divertidas histórias que despertam a criatividade infantil, num fascinante universo mágico e lúdico. Durante a semana, as sessões acontecem às 15h, aos sábados e domingos às 12h e 15h.

Desde 2014 a Pia Fraus não estreou nenhum espetáculo infantil, entretanto, nesta ocasião, o público de São Paulo terá a oportunidade de apreciar a estreia da peça “A Última Árvore”, com um diversificado repertório, em que a tradicional Pia Fraus preparou especialmente para entreter a plateia mirim nas férias.

A temática da cultura popular brasileira será explorada em vários personagens, trilha sonora e formatos das montagens.

Muitas das peças acumularam elogios de críticos teatrais, não à toa, já que abordam temas relevantes como: circo, comédia, drama, ecossistema, preservação da natureza, floresta, animais, cultura popular brasileira, folclore, entre outros. As atrações serão apresentadas com bonecos, especialidade da Pia Fraus há mais de 30 anos.

O destaque será a estreia da peça “A Última Árvore” que gira em torno de uma selva. A história penetra um olhar reflexivo sobre um assunto muito pertinente: o meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, além disso, propõe ideias de integração entre o verde e o urbano.

O público conhecerá um conto envolvente sobre a natureza, animais, índios, camponeses, chegando até a sociedade moderna, sobretudo o crescimento da cidade, em que “A Última Árvore” assiste a floresta sendo engolida pela cidade. Cena muito conhecida e vivenciada em todas as cidades, onde visualmente é possível observar a interferência da cidade sobre a natureza.

Confira a programação:

Terças-feiras, às 15h – Gigantes de Ar (dias 10, 17 e 24 de janeiro)

Quartas-feiras, às 15h – Círculo das Baleias (dias 11, 18 e 25 de janeiro)

Quintas-feiras, às 15h – Filhotes da Amazônia (dias 12, 19 e 26 de janeiro)

Sextas-feiras, às 15h – O Vaqueiro e o Bicho Froxo (dias 13, 20 e 27 de janeiro)

Sábados, 12h e 15h – Bichos do Brasil (dias 14, 21 e 28 de janeiro)

Domingos, 12h e 15h – A Última Árvore (dias 15, 22 e 29 de janeiro)

Serviço Passeios Kids:

Evento: Pia Fraus no Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping

Local: Teatro Shopping Morumbi – Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Jardim das Acácias, São Paulo

Data: de 10 a 29 de janeiro de 2017

Horários: Terças, quartas, quintas e sextas, às 15h. Aos sábados e domingos, às 12h e 15h

Valor : R$ 50 para inteira e R$25 (vinte e cinco reais) meia entrada

Faixa etária: Livre

Capacidade: 250 ingressos

Espetáculos:

Gigantes de Ar
Gigantes de Ar é uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco e coragem e todo o universo do circo popular brasileiro que bravamente resiste praticamente sem nenhum apoio oficial é representado por quatro palhaços que fazem às vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentador, trazendo para a rua o espírito do circo. Através de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas bailarinas, um elefante azul de quatro metros, um leão medroso e um tigre engraçado são algumas das atrações do espetáculo. Gigantes de Ar já se apresentou em vários festivais nacionais de teatro de bonecos (Canela, Curitiba, SESI Bonecos) e nos festivais internacionais de Cadiz (Espanha), Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).

Círculo das Baleias
O espetáculo infantil é uma viagem ao fundo do mar. As crianças conhecerão uma parte do ciclo de vida das baleias jubarte, – a baleia brasileira por excelência – bem como as condições necessárias para a sobrevivência destes animais. Queremos, com este espetáculo, apresentar às crianças um recorte do ecossistema marítimo brasileiro, que sirva como um sinal de alerta para a sua própria preservação. Afinal de contas, apesar de suas reconhecidas riqueza e diversidade, o ecossistema marítimo brasileiro é, de longe, o que se encontra sob as condições mais precárias de conservação. Esse espetáculo marcou a comemoração de 30 anos da Pia Fraus, em 2014 e foi produzido pelo CCBB São Paulo. Ganhou o prêmio São Paulo de Incetivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca-Cola FEMSA) na categoria: Sustentabilidade (2014).

Filhotes da Amazônia
A ideia central do espetáculo é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. A peça começa com uma família indígena, cujo chefe contará aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais. Assim, passam pelo palco esquetes com diversos tipos de bichos, divididas em três planos: o ar (com os pássaros), os rios (com peixes, piranhas e sapos) e a terra (onças, quatis, preguiças, macacos, entre outros) e assim por diante.

Vaqueiro e o Bicho Froxo
A história aborda mitos da cultura popular brasileira, por meio do folclore, com um Vaqueiro que vê Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo terrível Bicho Froxo. Para tê-la de volta terá de percorrer um caminho perigoso, onde será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro (Papa-Figo, Janaína Mãe D’Água, Miquelina do Jequitinhonha), até finalmente reencontrar sua amada e, juntos, numa grande festa, transformarem-se em Sol e Lua. Esse foi o primeiro espetáculo da Cia. Pia Fraus, criado em 1984, hoje com a versão mais atual de 2014. Já se apresentou na Espanha, na Índia de Suécia. Ganhou prêmio 5 melhores Espetáculos de São Paulo em 1987. Diversas indicações ao Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem – (1997).

Bichos do Brasil
É um espetáculo que busca retratar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, que prende a atenção de todos, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. O espetáculo é composto por uma sucessão de 15 esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical. “Bichos do Brasil” é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais, dentro do imaginário popular, que tanta influência exercem como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.

A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de diversos ritmos brasileiros como o Forró, Frevo, Bossa Nova, Samba, Maracatu. Sem uso de texto, 03 atores e mais de 50 bonecos feitos a partir de materiais naturais, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos e bonecos infláveis gigantes, promovem a retomada da Pia Fraus às suas origens: tornar contemporâneo os elementos da Cultura Popular Brasileira.

Muito elogiado por críticos, esse espetáculo estreou em 2002 e já se apresentou em 14 países (Argentina, Espanha, EUA, Venezuela, Bolívia, Itália, Colômbia, Chile, Holanda, Bélgica e Timor Leste Eslovênia, Equador, Índia) e em diversos estados brasileiros, tendo realizado até hoje mais de 1000 apresentações.

A Última Árvore (estreia em São Paulo)
A peça “A última árvore” gira em torno de uma selva. A história penetra um olhar reflexivo sobre um assunto muito pertinente: o meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, além disso, propõe ideias de integração entre o verde e o urbano. O público conhecerá um conto envolvente sobre a natureza, animais, índios, camponeses, chegando até a sociedade moderna, sobretudo o crescimento da cidade, em que “A Última Árvore” assiste a floresta sendo engolida pela cidade. Cena muito conhecida e vivenciada em todas as cidades, onde visualmente é possível observar a interferência da cidade sobre a natureza. Essa peça estreou recentemente no projeto Teatro Portátil, que movimentou todo o estado de São Paulo, passando no total de 20 cidades, nos principais pontos, entre parques, praças, feiras e escolas por meio do teatro itinerante.

Publicidade

Família no Parque