Tegra – Caminhos da Lapa
destaque
28/01/2018
Sesc Vila Mariana tem Arena de Areia e várias atividades para a criançada

Sesc Vila Mariana tem Arena de Areia e várias atividades para a criançada

O Sesc Verão continua agitado no Sesc Vila Mariana. O Espaço Esporte Criança, com suas dunas e brincadeiras e a Arena de Areia, com uma programação que inclui vivências, oficinas, cursos e muita diversão, seguem oferecendo ótimas opções para adultos e crianças.

Em fevereiro, a programação vem recheada, com Dança de Salão, Danças Havaianas, Vôlei de Praia e até um luau! Na primeira semana do mês, a Unidade terá aula-aberta de Axé anos 90, apresentação de Futevôlei com as atletas Aninha e Vânia e vivências de Mindfulness e Meditação com Tambores Flow!

A 23ª edição do Sesc Verão traz uma programação diversificada e gratuita em 38 unidades Sesc distribuídas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado.

São mais de 2 mil atividades com um olhar sensível para as diferentes faixas etárias, habilidades e capacidades físicas de cada indivíduo, dentro da perspectiva do esporte e atividades física para todos, que caracteriza a ação do Sesc. Estão previstas vivências com importantes nomes do esporte nacional, aulas abertas, apresentações esportivas, exposições e instalações interativas, além de encontros e torneios.

Para o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, “a proposta desta edição amplia a oferta de atividades, incluindo as práticas corporais, além dos esportes, que tradicionalmente compõe a programação do evento. A meta é conscientizar as pessoas sobre a importância de se movimentar para a conquista de uma melhor qualidade de vida”.

Atividade física – Após uma série de edições em que o esporte teve um peso mais relevante – sobretudo, pelo interesse da população por conta de o Brasil sediar nos últimos dez anos grandes eventos esportivos internacionais – para a edição de 2018 a prática de variadas atividades físicas ganha a mesma relevância na programação.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano traz pesquisa recente com resultados preocupantes sobre a adesão e permanência das pessoas às práticas, ainda que se tenha uma compreensão da importância delas na qualidade de vida.

“Partindo de dois dos principais pontos apontados nas pesquisas – o conhecimento e a oportunidade – no Sesc Verão o público é convidado a experimentar e praticar as diversas atividades físicas e esportivas, que podem fazer parte de seu cotidiano”, afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

No Sesc Vila Mariana, o destaque da programação é a Arena Esportiva, uma quadra de areia para a prática do Vôlei de Praia e outras modalidades de esportes na areia, como Beach Rugby e Vôlei Sentado de Areia. A Arena, com dimensões de 20 metros de comprimento por 11 metros de largura, envolvida por uma estrutura de 7 metros de altura, recebe também apresentações de Danças Havaianas e Danças Brasileiras Litorâneas, entre outras atividades. O espaço estará preparado para receber o público em oficinas e recreações de esportes na areia.

Confira a programação do Sesc Verão 2018 no Sesc Vila Mariana:

🎈Axé Anos 90
2 de fevereiro, sexta-feira, das 19h às 20h30
Praça de Eventos (capacidade: 250 pessoas)
Acima de 12 anos
Grátis

O corpo em movimento ao som do gênero musical samba-reggae será o foco desta atividade, conduzida pela instrutora de atividades físicas do Sesc Bom Retiro, Ana Carolina Alves de Toledo. Músicas que embalaram o carnaval baiano nos anos 1990, de grupos como Olodum e Timbalada vão fazer o “esquenta” para o carnaval!

🎈Altinha
Com Elie Benaderet, Claudia Cardoso Lindes, Leonardo Oliveira e Sérgio Vidal
3 e 4 de fevereiro, sábado e domingo, 14h às 16h
Arena de Areia
Livre
Grátis

Uma das modalidades que mais cresce nas praias do Rio de Janeiro, a altinha, deixou de ser uma brincadeira e está se tornando esporte.

Formação de escolinhas, encontros, torneios e eventos vem sendo realizados, fazendo com que esta modalidade se torne cada vez mais popular. Assim como no frescobol, esse esporte não tem vencidos nem vencedores, estimulando a socialização e interação dos praticantes.

Um MC fará a apresentação e explicará a modalidade para o público, embalados pelo som de um DJ que permitirá uma ambientação parecida aos do campeonato da modalidade. Após a apresentação, o público será convidado para interagir junto aos atletas numa vivência da modalidade.

Elie Benaderet é um dos pioneiros na prática dessa modalidade desde 1994. Já em 1997 iniciou os primeiros treinos no Posto 9 em Ipanema. Fundou em 2016 a “Escola de Altinha Posto 9”, com objetivo de fomentar e viabilizar a modalidade.

Claudia Cardoso Lindes, Leonardo Oliveira e Sérgio Vidal de Carvalho são praticantes de altinha e acompanharão Elie nas apresentações da modalidade.

🎈Futevôlei
Com as Atletas Aninha e Vânia
3 e 4 de fevereiro, sábado e domingo, 12h às 14h
Arena de Areia
Recomendado para maiores de 10 anos.
Grátis

O Futevôlei é uma modalidade praticada em quadras de areia, bastante comuns nas praias cariocas. O esporte foi originado nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960 e ao longo do tempo cresceu dentro do Brasil, assim como na Europa, na Ásia e Estados Unidos.

A atividade será conduzida pela dupla Aninha e Vânia (dupla campeã paulista, vice-campeã brasileira e campeã mundial).

🎈Meditação com Tambores Flow
Aula aberta com Mônica Jurado
7 e 21 de fevereiro, quartas, das 19h às 20h30
Praça de Eventos
Acima de 12 anos
Grátis

A proposta Tambores Flow faz parte do “Meditação com Tambores”, projeto que busca encontrar os territórios onde arte e meditação tangenciam resultados em busca de encontrar e rascunhar pontes possíveis onde as comunicações são ineficientes, ou mesmo inexistentes. Mônica Jurado conduzirá a prática da meditação em horários do curso permanente de Yoga. A prática seguirá guiada pelos instrutores de atividades físicas e Mônica qualificará esta experiência com o som de tambores. A proposta, denominada Tambores Flow, tem como objetivo tornar a meditação simples, eficiente e divertida.

Mônica Jurado é arquiteta, atriz e locutora. Desde 1982 realizou retiros de meditação, consciência emocional e corporal no Brasil, EUA, Argentina, Chile e Venezuela.

🎈Mindfulness: Práticas para o Cultivo da Atenção Plena
Com Daniela Leite Kisil Miskalo
8 de fevereiro, quinta-feira, 19h às 20h
Foyer
Classificação indicativa: 12 anos
50 vagas
Grétis | retirada de ingressos no local 30 minutos antes do horário da atividade.

O bem-estar mental se tornou tão importante para o ser humano com o progresso, que passou a constar até mesmo na definição de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde, 1948). Cada vez mais a ciência constata o que os grandes pensadores do oriente já descreviam antes da era Cristã: uma mente que divaga é uma mente infeliz e isso traz impactos para a saúde. Esta atividade vem para trazer ao público a seguinte reflexão: num mundo cada vez mais tecnológico e “multi-tarefa”, como conciliar as crescentes demandas e oportunidades diárias de distração com uma mente presente para uma vida saudável? E claro, essa atividade também quer trazer oportunidades de vivenciar a presença e sentir um pouco de seus benefícios como um convite para abraçar, de uma vez por todas em nossas vidas, rotinas saudáveis, sustentáveis e possíveis para o cultivo da presença.

Daniela Leite Kisil Miskalo é paulistana. Apaixonada por música, ciência, viagens e outras culturas, é formada em Farmácia-Bioquímica pela USP em (Universidade de São Paulo), se especializou em Análises Clínicas pela USP e Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vergas). Praticante de meditação e yoga desde 2010, abraçou em 2015 o estudo profundo da filosofia do yoga e desde 2016 ensina yoga em academias, condomínios e realiza serviços de personal em São Paulo.

🎈Dança de Salão
Aula Aberta com Egle de Carlos e Paulo Batista
Até 24 de fevereiro, sábados, 16h30 às 18h (exceto no dia 10 de fevereiro)
Praça de Eventos (capacidade: 250 pessoas)
Acima de 12 anos
Grátis

Aulas que promovem a experimentação de movimentos característicos de diversos estilos de dança, como forró, samba de gafieira, salsa, samba-rock, foxtrote, soltinho, chá-chá-chá, tango, bolero, rock-in-roll, sertanejo e dance music. Voltada para todas as idades, a Dança de Salão contemplará a vivência do lazer num ambiente de descontração, sociabilização e integração, ampliando o repertório cultural e de movimento dos participantes.
Com orientação da dupla de professores Egle de Carlos e Paulo Batista, professores de dança de salão, profissionais especializados, graduados em Educação Física e com cursos de aperfeiçoamento em diversos estilos de dança.

🎈Vôlei Sentado na Areia – Modalidade de Esporte Adaptado
Arena de Areia (Praça Externa)
18 de fevereiro, domingos, das 12h às 14h
Recomendado para maiores de 10 anos
Grátis

O Vôlei Sentado na Areia será apresentado ao público com a participação dos atletas José Mauro, Renato, Deivisson e Wellington, além de Débora Morand, criadora da modalidade. Débora vai compartilhar suas experiências e explicar as regras e modificações do esporte. Os atletas disputarão um jogo amistoso e convidarão o público para vivenciar a modalidade. O esporte foi apresentado ao público em 2007, durante a etapa do Circuito de Vôlei de Praia, e contou com a participação da seleção brasileira dessa modalidade na quadra e também por atletas que disputavam as etapas do Circuito, como Ricardo, Shelda e Adriana Behar.

José Mauro Valinho é atleta precursor do voleibol sentado, tendo participado do primeiro torneio da modalidade em 2002. Serviu a seleção brasileira por 8 anos, conquistando a inédita medalha de ouro nos Jogos Parapan-americanos do Rio em 2007 e foi medalhista de prata na mesma competição em 2003 na cidade de Mar Del Plata.

Renato Oliveira Leite é capitão da seleção brasileira de voleibol sentado, tricampeão Panamericano na modalidade e foi eleito o melhor jogador do mundo na modalidade em 2014.

Deivisson Ladeira dos Santos participou de duas Paralimpíadas (Pequim 2008 e Londres 2012). Diversas vezes foi campeão paulista e brasileiro da modalidade de voleibol sentado.

Wellington Platini Silva da Anunciação também é tricampeão Panamericano no voleibol sentado e participou de três edições dos Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016).

Débora Morand trabalhou como voluntária no Parapan do Rio de Janeiro em 2007 e teve a ideia de criar e desenvolver uma nova modalidade de vôlei para deficiente físico, similar ao já existente vôlei sentado. Inspirada por atletas que lutavam contra suas dificuldades físicas nas competições e desejando que eles pudessem praticar um esporte na praia ou em qualquer lugar com solo de areia, resolveu tentar o nascimento do Vôlei Sentado de Praia ou Areia.

🎈Danças Havaianas: Hula Awana e Hula Ai’Kahiko
Aula Aberta com o grupo Hula Aloha Brasil
28 de janeiro, domingo, 16h30 às 18h (exceto no dia 21 de janeiro)
Praça de Eventos (capacidade: 250 pessoas)
Acima de 12 anos
Grátis

Aulas que convidam os participantes a imergir na cultura e dança havaiana, por meio de movimentos característicos de quadris e tronco, aspectos da mitologia e conhecimentos de alguns instrumentos de percussão havaiana, somados a noções sobre a língua com a entoação de cantos antigos e “olis”, interpretação dos “meles”, confecção de indumentárias e iniciação à algumas danças do Pacífico Sul (diferenças e particularidades). A hula é uma arte tradicional do povo havaiano. A princípio, ela se inicia com movimentos dos braços e das mãos suaves e sutis, contando as histórias antigas por meio da dança que representa e descreve os movimentos da natureza, como as árvores que balançam ao sabor do vento, o nadar dos peixes nos rios, enfim, tudo aquilo que a natureza oferece e também a maneira cotidiana que seu povo vive.

🎈Pé na Areia
Até 4 de fevereiro, sábados e domingos, das 16h às 18h
10 a 13 de fevereiro, sábado, domingo, segunda e terça, das 12h às 18h | Carnaval
17 e 18 de fevereiro, sábado e domingo, das 10h às 12h
Praça Externa
Livre
Grátis
Atividade que estimula a experimentação e vivência de diversas modalidades esportivas que podem ser praticadas na areia e ao ar livre, incentivando a participação do público de diferentes idades. A partir de 6 anos. Com orientação da equipe de instrutores do Sesc Vila Mariana.

🎈Intervenções de Verão
Com a Bella Cia
Até 25 de fevereiro, sábados e domingos, das 13h às 17h | Exceto dias 10 e 11/2
25 de janeiro, quinta, das 13h às 17h | Feriado
Espaços da Unidade
Livre
Grátis
Três palhaços percorrerão diversos espaços da unidade em busca de aventuras na “praia”do Sesc Vila Mariana. O grupo fará interações lúdicas, auxiliando na divulgação das ações esportivas, sensibilizando o público para a participação nas diversas atividades do projeto Sesc Verão.

🎈Espaço Esporte Criança
Até 25 de fevereiro, terça a domingo, das 10h às 18h
Térreo (Hall dos Elevadores)
Livre
Grátis
Um espaço destinado a crianças a partir de 3 anos, com materiais que estimulam a experimentação de diferentes práticas esportivas, de forma autogerida, além de atividades dirigidas com conteúdos que vão da ginástica geral às modalidades esportivas com raquetes, passando também pela iniciação aos fundamentos do vôlei, modalidade que terá destaque na programação. Menores de 12 anos precisam estar acompanhados de um adulto responsável. Os materiais serão disponibilizados pela equipe do Sesc.

🎈Yoga
Até a 25 de fevereiro, domingos, das 10h às 11h | Exceto dia 11/2
Praça de Eventos
Acima de 12 anos
Grátis
Prática indiana indicada para pessoas que buscam equilíbrio, por meio de exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado a meditação. Com orientação dos instrutores do Sesc.

🎈Vôlei de Praia na Arena Esportiva
Até 4 de fevereiro, domingos, das 10h às 12h
Praça Externa
Acima de 16 anos
Grátis

Aula aberta para jovens e adultos que querem experimentar o Vôlei de Praia, com orientação dos instrutores do Sesc, que promoverão atividades de aprendizado dos fundamentos e regras que compõem este esporte.

🎈Vôlei de Praia Jovem na Arena Esportiva
Até 8 de fevereiro, terças e quintas, das 16h às 18h
Praça Externa
De 13 a 15 anos
Grátis
Inscrições na central de Atendimento, a partir de 2/1

O curso tem como objetivo apresentar a modalidade para o público jovem, trazendo seus fundamentos, aspectos técnicos e táticos, colocando em prática os conteúdos aprendidos por meio de jogos na quadra de areia. O vôlei de praia ou vôlei de quadra de areia surgiu a partir da modalidade disputada em quadra e era jogado de forma recreativa na Califórnia na década de 1920. Em 1996 o vôlei de praia passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos e na categoria feminina a primeira medalha olímpica foi conquistada pela dupla brasileira Sandra e Jaqueline.

🎈Vôlei de Praia Adulto na Arena Esportiva
Até 8 de fevereiro, terças e quintas, das 18h às 19h30 (exceto dia 25/1)
Praça Externa
Acima de 16 anos
Grátis
Inscrições na central de Atendimento, a partir de 2/1

O curso tem como objetivo apresentar a modalidade para o público adulto, trazendo seus fundamentos, aspectos técnicos e táticos, colocando em prática os conteúdos aprendidos por meio de jogos na quadra de areia. O vôlei de praia ou vôlei de quadra de areia surgiu a partir da modalidade disputada em quadra e era jogado de forma recreativa na Califórnia na década de 1920. Em 1996 o vôlei de praia passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos e na categoria feminina a primeira medalha olímpica foi conquistada pela dupla brasileira Sandra e Jaqueline.

🎈Pezinho na Areia
Até 23 de fevereiro, terça a sexta, das 10h às 16h
Praça Externa
Livre
Grátis

Atividade para bebês e crianças até 6 anos, que poderão brincar e explorar diferentes materiais na quadra de areia, de forma livre e autogerida, com o acompanhamento de um responsável.

Até o final de fevereiro, o Sesc Verão continua com clima de praia, no Sesc Vila Mariana! Na programação, destaque para o Festival de Vôlei de Praia, com jogos que contarão com narração de Rômulo Mendonça e comentários de Carlão e Jackie Silva, Beach Rugby, com Raquel Nakamura, além de oficinas, vivências e atividades para as crianças.

Serviço Passeios Kids:

Evento: Sesc Verão 2018 | Sesc Vila Mariana

Endereço: Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP

Data: Até 28 de fevereiro de 2018

Horário de funcionamento da Unidade: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30.

Central de Atendimento (Piso Superior – Torre A): Terça a sexta-feira, das 9h às 20h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

Estacionamento: R$ 5,50 a primeira hora + R$ 2,00 a hora adicional (Credencial Plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). R$ 12 a primeira hora + R$ 3,00 a hora adicional (outros). 200 vagas.

Informações: 5080-3000

Facebook, Twitter e Instagram: /sescvilamariana

 

Sesc Vila Mariana tem Arena de Areia e várias atividades para a criançada
Avalie este post
Tegra – Caminhos da Lapa

Leia também

Faça este blog ser ainda melhor, escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter!

Faça sua festa com a Anima Brasil

Tags