Categorias: Experiências, Parques de Diversões, Passeios

Kidzania SP anuncia a reabertura do parque e promete novidades

A volta da Kidzania SP é oficial e promete reabrir suas portas no próximo verão 

As suspeitas sobre a volta da Kidzania SP terminaram e o parque finalmente anuncia sua reabertura prometendo muitas novidades. A cidade de gente pequena estima a reabertura no próximo verão como eles mesmos divulgaram, o que significa entre dezembro de 2023 e março de 2024. E promete muitas novidades.

Duas novas parcerias já foram confirmadas. A Patties, que será a hamburgueria oficial da cidade, e o Mister Donuts, que além da venda dos produtos, vai oferecer aos pequenos visitantes a oportunidade de confeitarem seus próprios donuts.

Já entre as novas profissões tem a ‘escola de influencers digitais’ onde as crianças terão à sua disposição tudo que é necessário para produzir conteúdo digital.

Também será possível experimentar o trabalho de um músico na  ‘Schcool of Rock’. Onde os pequenos músicos irão aprender a tocar uma musica no instrumento escolhido por eles, em 20 minutos. Seguidos de uma apresentação.

KidZania

A Kidzania é uma das marcas de EDUtenimento (entretenimento + aprendizagem) para crianças que mais crescem no mundo. Já são 22 países e mais de 100 milhões de visitantes até hoje.
Ela foi criada por Xavier López no México, que teve brilhante ideia de realizar o sonho de toda criança: ter uma mini cidade só para ela.
A Kidzania é uma cidade em escala infantil que combina inspiração, diversão e aprendizagem através de atividades realistas. Crianças de 4 a 14 anos podem explorar livremente, cada uma das muitas experiências disponíveis em uma área de mais de 8.500m².
Graças ao realismo de cada ambiente, as crianças aprendem sobre diferentes carreiras profissionais.
Cada experiência é projetada especialmente para as crianças e para que se sintam confiantes para serem suas melhores versões e inspiradas a serem grandes cidadãos do mundo.

Cada profissão na KidZania SP é coordenada por empresas reais e de renome na área em que atuam, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva para os pequenos cidadãos.

Como por exemplo o espaço da Folha de S.Paulo onde os pequenos podem escolher entre ser fotógrafos ou repórteres e sair em duplas atrás de uma boa notícia. E na redação os pequenos trabalham diagramando e publicando seu jornal.

Entre a lista de profissões encontramos também aquelas que já conhecíamos antes do fechamento do parque em 2020. Como bombeiros, policiais, médicos, vendedor, comissário de bordo, entre outros.

A cada trabalho os pequenos cidadãos recebem seu pagamento em kidzos, e podem gastar nas atrações da cidade como ir na joalheria, comprar hambúrguer, ir ao cabelereiro ou barbearia e até mesmo fazer uma visita ao estúdio de tatuagem.

As outras opções são guardar os kidzos na agência bancaria da cidade e sacá-lo na próxima visita à Kidzania SP ou fazer uma doação ao escritório da Unicef, localizado nas ruas da cidade.

Confira nossa primeira experiência no Kidzania SP em 2017 para lembrarmos como era

Quando Juju fez 4 anos e finalmente pudemos conhecer o famoso parque de São Paulo, o Kidzania.

Estudamos demais antes de ir, lemos todo tipo de experiência que as pessoas tiveram no local, nos preparamos e partimos para curtir um dia inteirinho no parque.

Chegamos às 12h em ponto, que é a hora que o parque abriu no dia, afinal não queríamos perder absolutamente nenhum minuto. Ao entrar fomos surpreendidos com uma mini cidade e seus cidadãos cantando o hino dela.

Quando o hino encerrou percebemos crianças correndo para todos os lados. Cada uma a procura de sua atração favorita e foi quando avistamos um pequeno hospital. Sempre ouvi falar que o Kidzania era um parque com muita fila, então já corri para ele, por ser a atração mais próxima e montei um roteiro dali em diante.

É importante dizer que antes de entrar no parque a criança recebe um cheque que precisa ser descontado no pequena agência Bradesco da Cidade. Todas as atrações lidam com dinheiro. Em algumas as crianças recebem por trabalhar e em outras elas pagam para fazer cursos.

O Hospital

Existem algumas possibilidades diferentes de brincadeiras dentro do hospital e optamos por duas delas. Na primeira a Juju aprendeu primeiros socorros! Embarcou em uma aventura dentro de  uma mini-ambulância, para fazer o resgate de uma criança que estava caída no centro da pequena cidade. Na segunda atividade ela pode aprender a ser uma berçarista e cuidar de bebês (ela pirou!).

Corpo de Bombeiros

A próxima atração – e uma das mais divertidas segundo a Juju – foi o Corpo de Bombeiros. Nesta atividade ela assistiu uma breve aula sobre a profissão. Em seguida partiu marchando e gritando o hino dos bombeiros pela cidade até se deparar com um prédio “em chamas”. E não é que havia um hotel simulando estar em chamas!? Onde as crianças miravam pistolas de água (de verdade) e o pseudo fogo apagava? Nos divertimos demais (ela brincando e nós apenas assistindo).

Normalmente há um caminhão de bombeiro, mas na data ele estava em manutenção.

Escola de Teatro Hitz

Na sequência Juju resolveu aprender alguns passos na escola de dança. Lá ela teve uma aula rápida, ganhou figurino e, junto com outras cinco crianças, fez uma apresentação no centro da cidade.

Até então todas essas atrações foram dando dinheiro para ela, o que a fez juntar e querer gastar.

Passamos no Bradesco, onde ela pode descontar seu cheque e fomos fazer cursos na parte superior do parque.

Lá ela pode fazer três oficinas.

Uma aula de Pizzaiola, com a Pizzaria 1900, na Fábrica de Sucos e Escola de Gastronomia. O legal dessas atividades é que no final as crianças podem comer e beber o que fizeram, por isso a dica é aproveitar para deixar a criança fazer essas atividades quando estiver com fome.

Ao lado da oficina de pizza há uma 1900 para os pais poderem comer enquanto aguardam. É possível também comprar suco natural e saladas no local.

Após as três atividades nós voltamos para a parte inferior do parque e a Juju escolheu ser policial.

Academia de Polícia

Neste “trabalho” ela ganhou colete e boné, teve uma breve apresentação da profissão e partiu para uma ronda pelo parque. Há um beco na área comercial e lá ela e outras crianças tinham que avisar aos pais que a presença deles era proibida: Apenas crianças no beco, por favor! Era isso que elas tinham que falar a todos, até que não houvesse mais nenhum pai no local.

Loja de Departamento

A última atração escolhida do dia foi a Loja de Departamento. Lá ela tinha que contar a quantidade de cada produto, fazendo o inventário da loja. Percebemos que nesta atração ela ficou mais dispersa e não foi muito divertida, mas mesmo assim ela disse no final que curtiu.

Tempo de espera nas filas

Acho que tivemos a maior sorte do mundo porque fomos em um domingo onde o parque estava super tranquilo. A fila é praticamente inevitável porque as atrações duram em média 25 minutos cada, então todas as vezes que íamos em busca do próximo brinquedo tínhamos que aguardar um tempinho. Porém em nenhum momento tivemos que aguardar mais do que os próprios 25 minutos.

Apesar da demora a proposta é bem interessante porque proporciona às crianças maior interação com as atividades. Pudemos observar que todas, inclusive a Juju, realmente mergulham na experiência e vivenciam cada profissão intensamente.

Alimentação

Como o parque abriu às 12h, fomos até o shopping e almoçamos antes de entrar. Porém agora que já conhecemos, uma dica válida é entrar no parque e partir para a 1900. A criança irá comer a pizza que fizeram enquanto os pais almoçam ao lado (claro que se a família estiver disposta a comer pizza ou salada e a criança só terá a opção de comer pizza).

No parque há também um Burguer King e uma lanchonete com salgados, sorvetes da Dilleto e doces.

E para os pais, o que tem?

Nada, é um dia para ver o filho se divertir. Na maioria das atrações há bancos na parte de fora. Os pais acompanham pelo vidro a atração e quando as crianças se aventuram pelo parque nós podemos acompanhar caminhando atrás e apenas assistindo. O legal é que você pode acabar fazendo amizades com os outros pais que aguardam e compartilhando experiências.

O Kidzania é extramamente limpo, organizado e preservado. Observamos bastante os monitores (ouvimos alguns relatos de pessoas se queixando deles) e percebemos que alguns são mais e outros menos envolvidos e empolgados com a atividade. Porém não observamos nada muito fora do comum. Destaque para o monitor da Fábrica de Sucos, ele era divertido demais!

Atividades para os pequenos (menores de 4 anos)

Na parte superior há dois espaços para menores de 4 anos. Com brinquedos de encaixe, massinha, entre outros. Não é um parque que vale a pena para os menorzinhos, porém quem tem dois filhos – e um deles é ainda pequeno – tem a opção de levá-lo para curtir esses espaços.

Ponto de vista da Juju: com certeza foi uma experiência incrível, pois ela saiu saltitante. Os favoritos foram o curso de bombeiro, andar de ambulância e ser berçarista. No dia seguinte ela falou que queria muito voltar com a Lulu. Agora estamos aguardando ela também fazer 4 anos para a próxima aventura no local.

O Kidzania não é um parque barato, porém apresenta ótimo custo x benefício e lá dentro é possível não gastar nada, afinal algumas atrações oferecem comidas.

Comentamos apenas a respeito das atividades que participamos, mas há diversas outras (como citamos no início da matéria) e mesmo em um dia de parque vazio é impossível fazer tudo.

Vimos várias festas acontecendo no parque e essa é uma ótima dica. Algumas mães fizeram camisetas personalizadas ex: 4 anos da Juju. Ao fazer a festa no parque os pequenos convidados podem curtir as atrações e em determinado momento são chamados para um salão particular para o parabéns. A dica é fazer a festa para maiores de 7 anos (que é uma idade onde eles já têm mais autonomia e podem andar sozinhos pelo parque).

 

Publicidade

Família no Parque