Categorias: Teatro

Teatro gratuito na Caixa Cultural SP com a peça “Era uma Era”

A partir do dia 3 a 19 de fevereiro, sempre de sexta a domingo, às 15h, a Caixa Cultural São Paulo apresenta a primeira montagem da Cia Mungunzá voltada para o público infanto-juvenil. ERA UMA ERA fala sobre as desventuras de um rei que tenta, a qualquer custo, fazer parte da história e, para tal, documenta toda a fundação do seu reino e seus feitos.

Com direção de Verônica Gentilin o espetáculo é gratuito e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Em parceria com a Kinoficina, ERA UMA ERA inicia em 2017 a transição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica com a produção de um primeiro piloto para série e filme.

O espetáculo fala sobre o eterno desejo do homem de não ser efêmero, além de abordar temas como tecnologia e interação virtual. Tudo isso por meio de uma fábula encenada num andaime de cinco metros de altura, onde os atores (Sandra Modesto, Virginia Iglesias, Leonardo Akio, Lucas Beda, Marcos Felipe e Pedro Augusto) se espalham e dão a ideia do público estar diante de uma tela de computador. A montagem também faz uso de projeções que ajudam o público a embarcar na história.

era-uma-vez-caixa-cultural-passeios-kids-1

Na montagem de ERA UMA ERA os personagens que contam a história do Grande Reino Ainda Sem Nome surgem de uma caixa abandonada. Barba Rala, rei deste Reino deseja a todo custo entrar para a história dando um nome ao seu Reino.

A única forma que um Reino tem de ser reconhecido e entrar para a história, é completando 100 páginas no Grande Livro de Autos. Assim, o rei resolve registrar todo e qualquer passo nesse livro. Até que um dia, após um incêndio, o livro é destruído e os habitantes tem que recomeçar sua vida do zero.

No entanto, nessa segunda parte da história, os tempos são outros e a tecnologia domina a vida das pessoas. A peça se repete, mas completamente contextualizada no caos da era digital. Novamente o Reino cresce e vai se preenchendo de memórias e registros e selfies até entrar em colapso de novo.

Na Era da Tecnologia

O espetáculo foi inspirado no livro O Decreto da Alegria, de Rubem Alves e a dramaturgia foi sendo construída em conjunto com o grupo e a direção. “Queríamos trazer as fábulas para atualidade e fazer uma história com elementos que falassem ao menino de 5 anos até um idoso de 80. A tecnologia é, sem dúvida alguma, um tema que atinge a todos. Você que escolhe a forma de se relacionar com ela e a partir dela. Se ela separa ou une depende de nossa forma de lidar com isso”, explica a diretora.
era-uma-vez-caixa-cultural-passeios-kids-2Além de tecnologia, ERA UMA ERA fala também sobre a memória. O Rei Barba Rala tenta, a todo custo, registrar seus feitos e entrar para a história. Ele repete aquilo que o homem tenta desde os primórdios de sua existência: não deixar que sua história passe em branco e seja efêmera.

“A maior briga do homem com a história é que ela se perde. E ele se perde junto a ela. Desde o carvão numa parede de caverna contando uma caçada, um registro já apagado numa pedra, uma pintura renascentista, um best seller, ou o próprio Facebook, não importa, cada época traz novos meios, mas em todas elas o homem conta algo de si”, diz Verônica.

Serviço Passeios Kids:

Local: Caixa Cultura São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro

Data e horário: De 3 a 19 de fevereiro, sexta-feira a domingo, às 15h

Valor: Gratuito (retirada de ingressos a partir das 9h do dia do espetáculo)

Recomendação etária: 6 anos (permitida a entrada de crianças de qualquer idade)

Telefone: (11) 3321-4400

Capacidade: 80 lugares

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Acesso para pessoas com deficiência

Dia 19 de fevereiro haverá apresentação acessível com interpretação em libras e serviço de audiodescrição.

Publicidade

Família no Parque