Categorias: Eventos, Museu, Passeios

Aniversário da Casa das Rosas: ótima opção de diversão gratuita nesta sexta e sábado

Vocês já conhecem o museu Casa das Rosas? É um casarão lindo localizado na Avenida Paulista, que oferece várias atividades, cursos e eventos voltados tanto para o público adulto quanto para o infantil. Se você ainda não conhece, a dica é visitá-la neste fim de semana junto com as crianças!

Para comemorar seus 12 anos, a Casa das Rosas promove o evento “Paulista Poética” nesta sexta e sábado com várias atrações, como contação de histórias, shows, troca de livros, que agradarão desde os papais até a criançada.

No sábado, a nossa dica é para fazer um delicioso piquenique no Parque Trianon.

Programação completa:

Sexta

* 20h: Show com Moraes Moreira – O cantor e compositor Moraes Moreira preparou uma apresentação especial, em que música e poesia estabelecerão um diálogo instigante, para sua participação no programa celebrativo do aniversário da Casa das Rosas. Na primeira parte do espetáculo, Moraes fará uma performance poética baseada em seu novo livro publicado, Poeta não tem idade, de “cordéis, poemas e cantorias”, encarnando o espírito de cantador que remete aos nossos grandes violeiros e repentistas. Na segunda parte, percorrerá seu extenso repertório, que inclui desde canções do tempo de sua participação no grupo Novos Baianos, em que iniciou sua carreira, até grandes sucessos de sua carreira solo e outros clássicos na MPB, interpretados de modo muito pessoal. Uma ocasião imperdível de apreciar um artista que há quarenta e seis anos colabora de modo notável com a cultura popular do nosso país.

 

Sábado

* 10h às 14h: Pegue Livros – O visitante pode escolher e levar para casa até três livros, gratuitamente. Centenas de títulos de diversos autores e gêneros, selecionados pelo Centro de Apoio ao Escritor, estarão disponíveis, à procura de leitores.

* 11h: Cooperativa da invenção – Apresentação de uma performance inspirada no poema “Um lance de dados”, do poeta Stéphane Mallarmé, resultado de criação coletiva dos participantes da primeira edição da Cooperativa da Invenção, um laboratório de experimentação, criação e realização poética organizado pelo Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas, sob orientação de Gabriel Kerhart e Lucila Tragtenberg

*14h: Contação de histórias “Saci e outras histórias”, com Paulo Farah – A partir de dois “causos”, um em que um caçador entra na mata para caçar uma onça, e outro contado pelo escritor Graciliano Ramos, em suas Histórias de Alexandre, em que os dois narradores resolvem achar um Saci, fazendo várias artimanhas para pegá-lo. Em meio a esta brincadeira, que contará com objetos como bonecos, garrafas vazias, ervas e crina de cavalo trançada, surgirão outras histórias e lendas de nossa tradição popular.

*16h: Apresentação do Coral da Casa das Rosas – Fundado em março de 2013, o Coral da Casa das Rosas tem como foco a musicalização e interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos, como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Hilda Hilst, Oswald de Andrade e Adelia Prado, entre outros, bem como de autores desconhecidos do grande público. Dirigido musicalmente pelo maestro Adilson Rodrigues, o coral desenvolve o projeto Canta Poesia, que proporciona ao público, em seus ensaios abertos, oportunidade de ouvir poesia e literatura musicalizadas.

*18h: Show Péricles Cavalcanti – o artista tem mantido uma estreita relação com a poesia escrita, além de criar canções a partir de transcriações poéticas de poemas de língua inglesa, caso de “Elegia”, sobre a tradução de Augusto de Campos do poema “Elegy; going to bed”, de John Donne, “Nuvoleta”, de Péricles e Augusto de Campos, a partir de fragmento do “Finnegan’s Wake” de James Joyce, ou de de poemas de Haroldo de Campos, como “Ode Primitiva”.

*20h: Exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo?” (2005), com direção de Sergio Bianchi – Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

 

Serviço Passeios Kids:

 

Evento: Paulista Poética – Aniversário de 12 anos da Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo/SP

Data: Sexta e sábado, 09 e 10 de Dezembro (programação completa acima)

Valor: Gratuito

Faixa etária: Livre

 

Publicidade

Família no Parque